Linhas de pesquisa
ADERÊNCIA ÀS LINHAS DE PESQUISA
Afim de favorecer o estudo amplo e aprofundado das demandas identificadas no meio norte do Brasil e, consequentemente, a aplicação da produção científica para incremento da qualidade de vida de humanos e animais, o Programa conta com uma única área de concentração, “Diagnósticos Avançados em Saúde Animal”, na qual se vinculam duas linhas de pesquisa.
Os projetos em andamento estão bem alinhados com as linhas de pesquisa do programa, tendo suas dissertações e teses incluídos dentro desses macroprojetos. Até 2020 estavam sendo desenvolvidos 55 projetos de pesquisa, sendo 27 com financiamento por agências de fomento, o que totaliza 54% dos projetos em andamento, desenvolvidos por nossos docentes e discentes do programa.
LINHAS DE PESQUISA: BIOTECNOLOGIA, REPRODUÇÃO E GENÉTICA ANIMAL
Possui por objetivo desenvolver estudos sobre a biotecnologia de células animais - germinativas totipotentes, embrionárias pluripotentes, somáticas oligo e multipotentes, bem como, células parasitárias e microbianas, no âmbito das ciências básicas e aplicadas a terapias inovadoras em modelos convencionais e não convencionais e à higiene e qualidade de alimentos humanos e animais, importantes para a saúde pública. Além disso, de promover investigações sobre o desenvolvimento embrionário, as bases morfológicas e moleculares da organogênese, assim como estudos genômicos amplos com células animais e suas interações e aplicabilidades no aprimoramento de biotécnicas reprodutivas e melhoramento genético dos rebanhos de cadeias produtivas de interesse regional, assim como avaliar as modificações genéticas em vetores e agentes causadores de doenças em animais e no homem.
LINHAS DE PESQUISA: DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA EM MEDICINA VETERINÁRIA
Possui por objetivo estabelecer e aperfeiçoar abordagens diagnósticas inovadoras no âmbito clínico e nos âmbitos tecnológicos das cadeias produtivas e, em suas diversas especialidades, bem como promover estudos pré-clínicos e clínicos em terapias com novos fármacos e produtos naturais, podendo envolver modelos computacionais, in vitro, experimentais e com animais de interesse regional.