Sobre o Programa

PERFIL HISTÓRICO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO PPGTAIR


As parcerias entre grupos de pesquisa se revestem de extrema importância na busca da superação de dificuldades, favorecendo a formação de recursos humanos qualificados e aumento quantitativo e qualitativo da produção científica e tecnológica, junto aos Programas de pós-graduação para fortalecimento das regiões brasileiras. Estas interações, além dos ganhos dos pesquisadores, estimulam a redução das diferenças inter e intra-regionais, proporcionando um desenvolvimento equilibrado da ciência, subsidiando o crescimento científico tecnológico da nação como um todo.


No PPGTAIR, todos os pesquisadores integrantes interagem com vários grupos em diversas áreas, no Brasil e uma boa parte no exterior. Dentre as cooperações nacionais, destacam-se nas áreas de Morfologia, Biologia do desenvolvimento, Biotecnologia de Células-Tronco, o Programa de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestre da FMVZ/USP–SP, PPG em Morfologia da UFC e da UFRJ, de Biociência Animal do CFZEA/USP-SP, PPG em Ciências Biológicas do ICB e Ciência Animal da Escola de Veterinária da UFMG, Ciência Animal da UFERSA- RN, da UEMA-MA, e o programa de pós-graduação em Medicina Veterinária da UFCG, do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo/SP. Na área de Reprodução e Genética Animal, com os programas em Ciências Veterinárias da UECE-CE, PPG em Ciências Médicas na UNIFOR-CE, em Ciências Veterinárias da UNIVASF-PE, em Ciência Animal da Escola de Veterinária da UFMG, em Ciência Animal e Zootecnia da UFV - MG e da UNESP – Jaboticabal, o Programa de pós-graduação em Patologia Experimental da Fiocruz, ciência da saúde da UFBA. Programa de Pós-Graduação na área de Materiais da UFRN, da UNESP de Bauru e Araraquara, na área de Química com os Programas da Unicamp, da USP de São Carlos, da UFPB, da UFMA e da UFSCar. Parcerias nas áreas de imunoparasitologia das leishmanioses, com pesquisadores do Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz – Fiocruz-BA, epidemiologia da UERJ e microbiologia da UFRJ, diagnóstico e vetores da UFMS, de Microbiologia da UFPB e da URCA. 


Quanto às cooperações internacionais, o grupo de docentes do PPGTAIR possui colaborações com a Universidad Nacional de Rio Cuarto, Córdoba, Argentina CAFP-BA, Cooperação com o InBios International de Seattle - Estados Unidos, na área de diagnóstico, com a Dra Aarthy Vallur. No continente europeu, temos colaborações com a University of York, com o grupo do Professor Daniel Jeffares, Ainda, parcerias com a Profa. Dra. Valeria Bouquet "Sciences Chimiques" da Universidade de Rennes, França, com o Prof. Dr. Juan Andres Bort, da área de materiais, da Universitade Jaume I-Castellon de La Plana, Espanha, do Prof. Dr. Francisco Veiga e Prof. Dr. Antonio Ribeiro da Faculdade de Fármacia da Universidade de Coimbra, Portugal, Profa. Dra. Maguy Jaber, da Universidade de Paris, França, Fabrice Gaslain, da Mines Paris Tech, da França, Profa. Dra. Manuela Pintado da Microbiologia da Universidade Católica do Porto, Portugal.